Páginas1

sábado, 26 de dezembro de 2009

O QUE É MUSICA?

Hoje vou Postar um assunto que talvez muitos se perguntam, o que é verdadeiramente música e o que não é? Essa discussão é antiga e talvez já esteja até fora de moda, mas ninguém ainda chegou a uma conclusão! Ou seja, a questão se esgotou sem ter chegado ao fim.
Alguns entram como gosto musical outra como preferência, mais uma coisa é certa é uma sucessão de sons distribuídos no tempo finito. Creio que essa seja a melhor definição para a indagação “o que é música?”. Porém, ao entrarmos em um assunto tão complexo, não podemos deixar de fazer outra pergunta muito pertinente e até filosófica: a música é uma criação humana ou natural? Se a resposta for humana, teremos que acrescentar um parêntese na afirmação citada acima: sucessão de sons distribuídos (e organizados) no tempo finito, pois sem a interferência humana, os sons da natureza são aleatórios e não seguem necessariamente um padrão. Mas compor é organizar? E a música desse século onde pegamos e formamos formulas matemáticas e damos algumas instruções do que pode ou não podemos fazer? Isso é música? E o músico de jazz, ao improvisar, faz música?


Antes mesmos dessa organização de escalas, campos harmônicos, arpejos teremos uma música eterna que emerge das profundezas da natureza e que podemos ouvir a qualquer instante, em qualquer lugar: A natureza está aí para nos ensinar! Não é harmônico o canto de um pássaro? Uma cachoeira, a chuva, um trovão, o vento, os sons dos animais, os sons que ecoam do planeta Terra. De onde um pássaro tira uma determinada melodia?
Ou construir mesmo sem a interferência humana, isso não seria música? Ai pegamos um acadêmico dirá que “sim, é necessário estudo formal para ser um grande compositor”, mas e os autodidatas, não podem ser bons compositores? Música é fórmula ou livre pensar? Claro que o estudo é super importante pra aperfeiçoar essa música interior que existe muitas das vezes em cada um de nos, mais digo isso não é tudo. Mais como pobres humanos nós apenas organizamos à nossa maneira, com toda a nossa arrogância e dizemos: compus uma sinfonia! Toco muito! fiz uma obra prima! Ora, o Universo não precisa de nenhuma sinfonia, ele é a sinfonia. Eterna, imutável, intangível! Deus com toda sua onipotência e onisciência criou essa maravilha de sons.Que muitas das vezes esquecemos de agradece e louvalo por isso.

Mais existe música pra tudo! A música humana é uma maravilhosa forma de expressão, de emoção, de terapia, de pacificação ou até de angústia, suspense, raiva e incitação felicidade, adoração etc.. A. Mas não é completa. Sempre que nos deparamos com o papel em branco para compor algo, percebemos que existem infinitas possibilidades e que vários opções e são infinitas por sinal. Cada um vai jogando e fazendo a forma que
acha melhor, mais a expiração ainda continua sendo algo mágico que nos faz aproximar dessa dimensão que a natureza. É aí que nos deparamos com a grandeza da natureza e percebemos que tudo está contido nela, só temos a opção de escolher entre tudo o que já existe. Criar? Digamos reduzir, fica mais honesto. A música está no Universo e o Universo é a música. Enfim como já dizia o saudoso maestro Arthur da Távola. "Música é vida interior, e quem tem vida interior jamais padecerá de solidão",


( Daniel Vacani)

Nenhum comentário: