quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

ORIGEM DAS 7 NOTAS MUSICAIS!

Você sabe a origem das notas musicais que usamos hoje? Pois é ela, ela teve origem no século X, e o responsável por isso foi um monge beneditino francês chamado Guido de Arezzo. Ele organizou o sistema de notação musical conhecido até os dias de hoje. Nos seus estudos  ele acabou percebendo que a construção de uma escala musical simplificada poderia facilitar o aprendizado dos alunos e, ao mesmo tempo, diminuir os erros de interpretação de uma peça musical. Contudo, de que modo ele criaria essa tal escala?
Para resolver essa questão, o monge Guido aproveitou de um hino cantado em louvor a São João Batista. Em suas estrofes eram cantados os seguintes versos:  

’Ut’’ queant laxis ~
´Re’’ssonare fibris
‘’
Mi’’ra gestorum
‘’
Fa’’muli tuorum,
‘’
Sol’’ve polluti
‘’
La’’bii reatum,
‘’S’’ancte ‘’J’’ohannes.
O ut foi depois substituído por  somente no século XVII.
O si é constituído pelas letras iniciais latinas de Sancte Johanes (São João: o j lia-se como i). 


Traduzindo para nossa língua, a canção faz a seguinte homenagem ao santo católico: “Para que teus servos / Possam,das entranhas / Flautas ressoar / Teus feitos admiráveis / Absolve o pecado / Desses lábios impuros / Ó São João”. 

Guido D'Arezzo (992  1050) foi um monge italiano e regente do coro da Catedral de Arezzo (Toscana), província de seu nascimento.

Nenhum comentário: