Páginas1

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

OS ALICERCES DA MÚSICA


Os três elementos que vou falar aqui hoje são de estrema importância dentro de qualquer música, porque estar presente nela queira ou não. São elementos que podem se combinar uns com os outros, que é o ritmo, melodia e harmonia. O mais importante ai é o ritmo, não que outras não sejam mais essa tem um peso maior dentro de qualquer estrutura musical.

Tente imaginar uma bela casa, com lindos móveis e limpos. É uma sensação muito agradável entrar em um ambiente assim. No entanto pra que essa casa tenha chegado a ficar assim foi necessário um fator principal, os alicerces, as colunas de sustentação.

Uma boa música também é assim. É muito agradável ouvir uma bela canção, mas pra que tal canção venha a se tornar bela é necessário que ela tenha suas colunas de sustentação bem estruturadas, o Ritmo, Melodia, Harmonia. Vamos então definir esses alicerces.


Ritmo: É uma seqüência de sons em intervalos regulares. Não devemos confundir Ritmo com Estilo. O Estilo é uma variação temática do Ritmo. Podemos dividir o Ritmo em Tempos, só pra citar os mais usados são 2, 3, 4, 6 e oito. Que seria a organização dos tempos que chamamos de compasso, mais isso é assunto por outro capitulo.


Melodia: É uma seqüência de sons em intervalos irregulares. A Melodia caminha por entre o Ritmo. A Melodia normalmente é a parte mais destacada da Música, é a parte que fica a cargo do Cantor, ou de um instrumento como Sax ou de um solo de Guitarra e etc. Sempre que ouvir um Solo - notas tocadas individualmente - você estará ouvindo uma Melodia.


           Harmonia: Simplificando seriam os acordes (três ou mais notas). Que podemos chamar de cama, base termo muito usado entre os instrumentistas.


           Poderia dizer que o ritmo a base da música. Por quê?  Você pode fazer musica com esse três elementos separados? Digo que sim e que não! Porque o único que pode anda sozinho ai é o ritmo e olhe lá hein! Se considerarmos que ritmo é aquilo que se move, movimento regular. O ritmo está inserido em tudo na nossa vida. Daí uma linha melódica se movimenta com ritmo logo uma seqüência de acordes (Harmonia) também se movimenta. Veja algumas opções.

 Melodia + Ritmo + Harmonia

                             Melodia + Ritmo
                
                            Harmonia + Ritmo

É claro não vamos entrar em uma super viagem aqui, mais já da pra entender um pouco desses três fatores super importante dentro da música. Escutem muita música e prestem mais atenção nisso e uma boa viagem sonora.

( Daniel Vacani)

Nenhum comentário: