Páginas1

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

COMO ESTUDAR?


Hoje vou dar algumas dicas na hora de você estudar. A forma que irá dividir o tempo para cada situação especifica,como hora para estudar teoria, tecnica e percepção. O tempo por menor que seja, bem aproveitado e focado, é melhor do que pegar 8 horas direto, apenas um dia. Então vamos as dicas!

Duração

Quando houver um novo assunto, deve ser dada uma maior atenção para ele. Meia hora por dia com concentração será mais rico e proveitoso do que duas ou três horas dispersas. Como e quanto será absorvido do assunto vai sempre variar de pessoa para pessoa, mas a questão é a forma como é feito o estudo.
Outro ponto importante a citar é a história de que "fulano estuda oito horas por dia!" Esse tipo de estudo, de longa duração, deve ser muito bem organizado. O cuidado com o corpo humano, a nossa máquina, é de suma importância. A atividade repetitiva pode gerar lesões graves, como a tão famosa inflamação nos tendões (tendinite).
Portanto:

1) Alongamentos nos braços e nos dedos antes, durante e depois dos estudos, são essenciais para o condicionamento e, assim, para um melhor aproveitamento do tempo. Caso contrário, você terá de interromper o aprendizado por causa do cansaço. Lembre-se: você é um atleta dos braços e dos dedos.

2) Planejar é importante. Alterne seus objetivos: rapidez, agilidade, tudo o que se refere a solos (escalas, arpejos, técnicas em geral), parte harmônica (acordes), ritmo e teoria.

3) Pratique tudo lento! Tudo que você for tocar toque devagar, porque tudo o que você faz seu cérebro assimila, certo ou errado. Então tenha paciência e estude sem pensar no resultado final. foque primeiro no movimento das notas e serem tocadas e depois no ritmo.

4) Ouça de tudo. Escute tudo aquilo que possa contribuir para a sua formação como músico. É uma das melhores coisas a se fazer! Com esses cuidados, você irá planejar seu tempo e criar um ritmo próprio de estudo.

Aprender sem pensar é tempo perdido. (Confúcio)

Nenhum comentário: