Páginas1

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Obras J.S.Bach - o inventor da perfeição - corre ai meu filho!

Sua Obra.

Estilo

As melodias inventivas e únicas de Bach combinam o que de mais fino existia nos estilos Italiano, Francês e Alemão enquanto permanece complexo e contrapultal; Entretando suas melodias freqüentemente oferecem mais emoção do que transparece - Coisa que muitas pessoas hoje têm problema para compreender.

A técnica contrapuntista de Bach está entre os mais cuidadosos e precisos já feitos; A sua complexidade cativa compositores e não compositores, e contém muitas vezes cinco melodias todas harmonizando-se com as outras. Esta combinação de estilo melódico original e maestria contrapontista forjou uma poderosa influencia nos compositores que vieram depois dele. Muitos compositores notáveis como Mozart, Beethoven, Schumann and Mendelssohn aumentaram a sua atenção para a harmonia e escreveram obras complexas após serem apresentados a Bach. Nos dias de hoje, suas melodias e seu estilo são as bases para musicas desde hinos e canções religiosas até musica pop e rock. Muitas das musicas de Bach, particularmente temas como a Toccata e Fuga em Dm tem sido usadas no Rock repetidamente e tem recebido notável popularidade.
Embora as obras de Bach tenham influenciado tantos outros compositores, é interessante lembrar que na era de Bach, a grandeza era definida pela habilidade em dominar uma técnica e não pela inventividade. seu estilo musical reflete os padrões e convenções de seu tempo, e a influencia que ele recebeu das obras de Couperin e Domenico Scarlatti. Vivaldi também inspirou de forma muito Grande a produção de Bach como pode ser visto nas transcrições que Bach fez dos concertos para violino de Vivaldi em suas obras para Cravo.

Oficialmente, Bach escreveu 1080 músicas. Missas, Paixões, Cantatas, Concertos, Concertos duplos, triplos, quádruplos (é sério), obras para instrumentos solistas, centenas de peças para órgão e muito, muito mais...
Na imensa obra de Bach – nada menos de 1080 – é difícil destacar o melhor. Pode-se, todavia, indicar algumas de suas obras mais conhecidas, que podem introduzir o leitor ao universo do compositor alemão. As músicas de Bach são catalogadas segundo o Bach-Werk-Verzeichnis, ou "Catálogo das Obras de Bach", realizado em 1950 por Wolfgang Schmieder:

*Tocatta e Fuga em Ré Menor, BWV 565 – esta peça, cuja celebridade deve-se ao uso impróprio em filmes de terror, é um exemplo do virtuosismo de Bach no órgão, seu instrumento predileto, ao qual dedicou suas melhores obras. Na mesma linha, a Pastorale, BWV 590 e os diversos "Prelúdios Corais" – pequenas introduções aos cantos litúrgicos luteranos – são uma introdução ao universo do compositor.

*Cantata Herz und Mund, BWV 147 – cantatas são como pequenas óperas, mas sem a representação. Geralmente tratam de algum episódio bíblico, alternando a narrativa entre solistas e o coro. A catata BWV 147 é encerrada com o famoso "Jesus Alegria dos Homens". Essa peça já foi submetida aos mais diversos arranjos: o original ainda é o melhor. A Cantata BWV 140, Wacht Auf!, é também muito conhecida por um de seus trechos para coro masculino. Ao lado das cantatas, a Paixão S. São Mateus, BWV 244 e a Missa em Si Menor, BWV 232, são obras básicas do repertório de Bach, onde pode-se apreender o toda a religiosidade do compositor.

*O Cravo Bem Temperado (BWV 846-893) – divididos em dois volumes, os 48 prelúdios e fugas mostram a que ponto a arte de Bach levou essas duas formas. A gravação com Glenn Gould tornou-se um clássico, sendo inclusive objeto de um romance de Thomas Bernhard, O Náufrago (Cia. das Letras, 1996) Uma obra correlata, composta no fim de sua vida, é A Arte da Fuga, BWV 1080

*Suítes para orquestra – em número de 4, essas suítes orquestrais são uma boa amostra do estilo de Bach na composição para orquestra. Suítes são obras divididas em várias partes, cada uma com um andamento diferente. A mais famosa dessas suítes é a número 3, que inclui a famosa "Ária na 4ª Corda"

Nenhum comentário: