Páginas1

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O HOMEM QUE SABIA DEMAIS!!

    Nunca mais a sonoridade da guitarra foi a mesma depois de Jimi Hendrix (1942 - 1970), criador de composições e arranjos ainda hoje utilizados como referência para músicos "modernos" que tentam inutilmente repetir suas harmonias, escalas e efeitos. Hendrix foi um músico genial e autodidata que, embalado pela psicodelia libertária dos anos sessenta, marcou o cenário pop e rock a partir do blues eletrificado, tendo influenciado os principais artistas ingleses da época, incluindo Beatles, Rolling Stones e Eric Clapton.
    O lançamento em 1967, no mercado londrino, do single "Hey Joe" foi a chave para o sucesso, precedendo o lançamento do album antológico "Are You Experienced" que incluiu os clássicos "Purple Haze" e "Fire". A versão incendiária de "Wild Thing" no festival de Monterey Pop alavancou de vez a carreira de Hendrix que não parou de crescer nos alucinantes três anos seguintes até sua morte em 1970, um preço alto que, assim como outros heróis da época, ele teve que pagar pela intensidade com que viveu cada momento.
    A performance inesquecível de Jimi Hendrix foi mesmo no festival de Wooodstock em 1969 com o hino nacional americano "Star Spangled Banner" sendo interpretado em meio aos uivos e distorções de sua Fender Stratocaster, um protesto marcante contra a participação dos EUA na guerra do Vietnam.
    O guitarrista mexicano Carlos Santana sugeriu que a música de Hendrix poderia ter sido influenciada por sua herança parcialmente indígena. Como produtor musical, Hendrix também inovou ao usar o estúdio de gravação como uma extensão de suas ideias musicais. Foi um dos primeiros a experimentar com a estereofonia e phasing em gravações de rock.
    Hendrix conquistou diversos dos mais prestigiosos prêmios concedidos a artistas de rock durante sua vida, e recebeu diversos outros postumamente, incluindo sua confirmação no Hall da Fama do Rock and Roll americano, em 1992, e no Hall da Fama da Música do Reino Unido, em 2005. Uma blue plaque (placa azul) foi erguida, com seu nome, diante de sua antiga residência, na Brook Street, de Londres, em setembro de 1997. Uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood (Hollywood Boulevard, 6627) foi dedicada a ele em 1994. Em 2006 seu álbum de estreia nos Estados Unidos, Are You Experienced, foi inserido no Registro Nacional de Gravações, e a revista Rolling Stone o classificou como o melhor guitarrista na sua lista de 100 maiores guitarristas de todos os tempos, em 2003. Hendrix também foi a primeira pessoa a fazer parte do Hall da Fama da Música Nativo-Americana.

    ALGUMAS FRASES DE HENDRIX 

    "Minha filosofia pessoal é minha música. Nada menos que a música - vida - isso é tudo." [ Jimi Hendrix ]

    "Até os castelos de areia caem no mar, eventualmente." [ Jimi Hendrix ]

    "Eu vivia num quarto repleto de espelhos; tudo o que eu via era eu mesmo. Me apeguei ao meu espírito e quebrei meus espelhos, agora o mundo todo está aqui para me ver." [ Jimi Hendrix ]

    "A música é a coisa mais importante. Estou pensando no meu futuro. Tem de haver algo novo, e eu quero fazer parte disso. Quero liderar uma orquestra com excelentes músicos. Quero tocar uma música que pinta quadros do mundo e seu espaço." [ Jimi Hendrix ]

    "A música me eleva no palco, e essa é a verdade. É quase como se eu fosse viciado em música." [ Jimi Hendrix ]

    "Meu objetivo é ser único na música. Eu dedico toda a minha vida a esta arte." [ Jimi Hendrix ]

    "Para mudar o mundo, você precisa antes mudar a sua cabeça."[ Jimi Hendrix ]

    "As vezes em que queimei minha guitarra foi como um sacrifício. Você sacrifica as coisas que você ama. Eu amo a minha guitarra." [ Jimi Hendrix ]

    "Eu tenho sido imitado tão bem que ouço as pessoas copiarem meus erros." [ Jimi Hendrix ]

    Quando eu morrer , quero que as pessoas toquem minha música, enlouqueçam, percam o bom senso e façam o que der na cabeça. [ Jimi Hendrix ]

    "Me dá licença que vou beijar o céu." [ Jimi Hendrix ]

    "É fácil tocar blues, mas difícil sentir." [ Jimi Hendrix ]

    "Vou jogar uma maldição em você e seus filhos vão nascer completamente pelados." [ Jimi Hendrix ]

    "A música não mente. Se tem algo a ser mudado neste mundo, isso só vai ser possível através da música." [ Jimi Hendrix ]

    "Quando o poder do amor superar o amor pelo poder, o mundo conhecerá a paz. 
    [ Jimi Hendrix ]

    "Sou o cara que terá de morrer quando chegar minha hora, então deixem eu viver minha vida da forma que eu quiser."[ Jimi Hendrix ]
      
    Nada a declarar !!

    Nenhum comentário: