Páginas1

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

É pegar ou largar!! Aprenda fazendo




Muito dos alunos e pessoas que tocam ficam preocupados sim em aprender teoria  mais as vezes o que interessa para eles é juntar material ou pegar varias músicas de uma vez só e quando muitas das vezes não sabem nem tocar as que têm nas mãos.
Quando passo algum material para os meus alunos procuro logo pedindo para eles aplicarem em alguma coisa , seja teoria ou pratica principalmente envolvendo escalas ou acordes diferentes ou levadas.  Porque se você faz ali na hora e depois não toca mais acaba esquecendo isso é muito comum. Porque você começa a pegar coisas novas e esquece das anteriores. Por isso que EU sempre falo é pegar alguma coisa e jogar as idéias e novidades do aprendizado e ir aplicação em tudo.


Tocar com amigos, alunos, professores musicas que você gosta, sentindo prazer naquilo que toca deixando a musica fluir dentro de você. A música que você toca não tem que ser um sofrimento mais sim gostoso e prazeroso de se tocar, lembre- se a parte mecânica é importante pra se adquirir fluência no instrumento. Estude com calma sem ânsia de querer atropelar os exercícios e as musicas tudo tem seu tempo procure fazer sua parte você é responsável pelo seu nível o professor só te mostra o caminho, você que é responsável mais do que 50% do seu aprendizado musical. Não tem nada mais interessante do que você trocar idéias musicas com outros alunos e amigos. Posso dizer que você aprende muito mais compartilhando notas acordes as vezes teoria que você não entendeu de um modo, mais acaba aprendendo com um outro ponto de vista do companheiro ou amigo, cada um tem uma forma de tocar de um para o outro.  Afirmo isso porque cada aluno meu tem um jeito de pegar uma coisa e eu tenho uma forma de passar também para cada um. O que faz você tocar bem não é anos na escola tocando ou fritando em casa é sair pra tocar colocar a mão na massa é que nem jogar bola, um Ronaldo ou Pelé não seriam o que são se ficassem dentro do quintal jogando sozinhos. Quem nem dizia Noel Rosa em sua música:  Ninguém aprende samba no colégio  sambar é chorar de alegria é sorrir de nostalgia dentro da melodia.

Até mais.



Nenhum comentário: