Páginas1

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

INTERVALOS! preciso descansar

Intervalo  parte 1

Intervalo é a relação entre as freqüências de duas notas. São classificados quanto à simultaneidade ou não dos sons e à distância (altura) entre eles. Na música ocidental, os intervalos são estudados a partir da divisão diatônica da escala. As unidades de medida de intervalos, baseadas na escala logarítmica, são o tom e o semitom. Para intervalos menores que um semitom, são utilizados o savart e o cent (o mais utilizado actualmente).

Resumindo galera um intervalo mede a distância entre dois sons. Para identificar um intervalo, devemos verificar sua Classificação Numérica e seu Tipo ou Qualificação.
Aristóxenes, filósofo grego discípulo de Aristóteles, é o autor dos mais antigos tratados sobre a Música. Em sua obra Elementos Harmônicos (350 AC) ele define o intervalo como sendo o espaço compreendido entre dois sons de tensões diferentes

Tipos

Na escala diatônica, a primeira classificação de um intervalo é quanto à ocorrência de simultaneidade em sua execução. Assim, o intervalo será melódico quando os sons aparecerem em sucessão um ao outro, ou harmônico, caso sejam executados no mesmo instante.

Intervalo Simples e Composto

O intervalo também pode ser simples ou composto, dependendo da distância entre uma e outra nota:
·         
    • Simples: Quando se acha contido dentro de uma oitava.
·         
    • Composto: Quando ultrapassa uma oitava.

Intervalo melódico

Pode ser classificado quanto:
·         
    • A posição do segundo som em relação ao primeiro. Assim, o intervalo será ascendente se o segundo som for de maior frequência (mais agudo) que o primeiro e será descendente caso o segundo som seja de menor frequência (mais grave) que o primeiro.
·         
    • A distância entre os dois sons. Será conjunto o intervalo que dista de um ou dois semitons (somente o intervalo de segunda) entre as notas e serão disjuntos todos os outros. Intervalo harmônico
O intervalo harmônico pode ser classificado somente quanto à distância entre os dois sons.

Bom é isso ai vamos devagarinho que depois eu posto a segunda parte um abração!!

Nenhum comentário: