Páginas1

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Tablatura.

O que é a Tablatura ?
TAB ou Tablatura é um método de escrever arranjos de música para violão, guitarra ou baixo, usando símbolos, textos e números. Este método é simples e ideal para ser usado na Internet. Contudo a Tablatura não deve ser comparada ou confundida com a Partitura que trás muito mais informações sobre a música e exige um conhecimento mais profundo para ser interpretada.
A tablatura mostra as notas que devem ser tocadas nas devidas cordas e casas, também pode informar o tipo de afinação usada na música indicando o uso de capotraste para alterar tom da afinação. A tablatura também pode mostrar alguns efeitos que são usados em solos ou em trechos de uma música como Slides, Bends e outros.

A tablatura é muito simples de ser interpretada, começamos com 6 linhas (ou 4 para Baixo) que correspondem as corda do instrumento. As cordas estão ordenadas da mais fina para a mais grossa, as letras no lado esquerdo indicam as notas dadas pelas cordas em sua devida afinação.
e——————————
B——————————
G——————————
D——————————
A——————————
E——————————
Números serão escritos nas linhas indicando a casa no braço do instrumento onde a corda deve ser pressionada com a mão esquerda. Note que a tablatura não indica qual o dedo da mão esquerda que será usado para pressionar a corda.
e——————————————–
B——————————————–
G——————————————–
D——————————————–
A——————————————–
E—0–1–2–3–4—————————-

Execute o trecho acima, tocado uma nota de cada vez começando pelo número 0 que indica a corda solta, depois o 1 indica a primeira casa, depois o 2 indicando a segunda casa, e assim por diante.
Até mais.

Nenhum comentário: