segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

MELODIA – EM QUE PLANO ELA FICA?


Já postamos muitas coisas sobre melodia nesse blog mais aqui vai uma lembrança. Melodia é a combinação de sons tocado um após o outro, ou seja, é um ator principal dentro de uma música. Mais a questão hoje seria falar sobre música que ouvimos no nosso cotidiano ou durante nossa vida. Ha músicas de varias formas de expressão e artistas diferentes um do outro, como gostos e preferências também. Essas Preferências musicais que às vezes chegam ser bem peculiar dependendo de cada um. Mais a questão principal é a melodia dentro desse panorama todo.

Já ouvir muitas musicas sendo interpretadas por pessoas diferentes, que as vezes você ouvindo fica lindo, depois vai escutar o original e não acreditam que é daquele compositor que você não gostava. E já ouvi varias vezes: de alunos e amigos.
há não gosto do Roberto Carlos! Não gosto do Peninha, ou de fulano e sicrano. Mais gosta de Ivete Sangalo cantando a musica dele, ou a música sozinho que Caetano gravou do Peninha. Enfim não param pra apreciar, o que é uma pena. Julgam o artista pela voz, e não pela composição, artistas que muitas das vezes não tem uma voz bonita, mais é um grande compositor. Então devemos avaliar a música toda em questão. O caminho proposto pela idéia da melodia  que é o mais importante. Mais a cabeça aberta pra ouvi e muito bom até para julgar alguma coisa.

Isso acontece porque as pessoas escutam muitas das vezes músicas com pressa, e na pressa deixam a essência da melodia em ultimo plano.
Acabam se ligando muito só na voz do cantor e arranjos muito bem elaborados, que fazem claro toda a diferença dentro de uma música, mais não é tudo. Pare e escute as musicas ao seu redor com mais atenção, o fator principal de uma boa avaliação esta na arte de ouvir, e ouvir bem é uma arte que muita das vezes não temos essa sensibilidade. 
( Daniel Vacani )

Nenhum comentário: