Páginas1

quinta-feira, 15 de julho de 2010

NOTA e ACORDE


Acorde é a combinação de sons tocados simultaneamente de acordo com algumas regras que veremos a seguir.
Quando falamos de acordes estamos falando de harmonia. Harmonia é o estudo dos acordes, tanto para produzir as suas combinações de sons quanto para criar progressões de acordes.
Na Idade média os acordes eram formados por combinações de apenas dois sons, mas já no Renascimento a forma dos acordes passaram a ser de três sons, chamados de tríades (acordes de três notas) que se tornou a principal unidade da harmonia. Até o século XX a tríade foi o elemento básico da harmonia ocidental. A partir do século XIX e início do século XX a dissonância ja era mais aceita por alguns compositores (Stravinsky) e os principios da harmonia triádica já eram questinados, criando outras formas de acordes, por exemplo, baseados em intervalos de quartas (Bartók), métodos atonais e dodecafônico (Schoenberg), entre outros. Bom ufa!!

Ou seja acorde é a base de tudo mesmo é com ele que você acompanha uma pessoa cantando. É como se fosse um esqueleto que sustenta a melodia que pode se comparado ao corpo. Antes de tudo, quero deixar uma coisa bem definida: Nota é diferente de Acorde  pois:

Nota = É a menor divisão de um acorde, ou seja qualquer barulho é uma nota.

As notas, por sua vez, estão contidas dentro de uma série de oito notas musicais mais conhecida como "escala natural" com intervalos de tom e semitons entre uma nota e outra, começando e terminando com a mesma nota, Ex.: Dó, Ré, Mí, Fá, Sol, Lá, Sí,Dó.

Acorde = É a união de várias notas tocada simultaneamente ou uma após a outra.
Ou seja acorde e harmonia são sinônimos.

Harmonia = São notas diferentes executadas juntas em conformidade ou em harmonia entre si formando um acorde. Sua função é dar vida a música.

Bom chega de  teorizar muito ACORDE  para á vida, e toque acordes muitos acordes rsrsrs.
Até mais abraços.

Daniel Vacani

Nenhum comentário: