Páginas1

quarta-feira, 14 de julho de 2010

TIRAR MÚSICA DE OUVIDO

-->

Para a maioria, tirar música de ouvido e pegar o violão, sintonizar uma rádio qualquer, ouvir uma música que gosta e sair tocando é tirando de ouvido. É isso é praticamente o sonho de sua vida.

Vou ser sincero com você, acredito que muitos nunca chegarão a realizar esse sonho. Você deve estar se perguntando como posso fazer uma afirmação dessas não é verdade?

A razão é muito simples: Provavelmente sempre ouviram que tirar música de ouvido era uma tarefa muito difícil e complicada, algo então que está muito longe de ser alcançado. A crença mais comum entre essas pessoas é que apenas "Músicos Profissionais" podem tirar música de ouvido. É claro que isso é um completo mito. A verdade é que você ou qualquer pessoa pode aprender a tirar qualquer música de ouvido e lhes direi como isso é possível.

Quando você consegue tirar à primeira musica completa de ouvido pra você é uma vitória, misturando uma sensação de independência e liberdade. O início de uma nova fase de seus estudos. É Claro que para você começar a pensar em tirar uma musica ou um solo de ouvido você precisa te contato com o instrumento e tocar algumas musicas. Para ai sim ir conhecendo vários caminhos entre os acorde e passagens. Esses caminhos são acordes que se repetem que com o tempo você vai percebendo que as trocas ou as batidas são iguas ou parecidas.


Talvez você esteja começando a tocar violão agora. Mas vou te dizer uma coisa, o fato de você treinar sua percepção musical, dá a você um crescimento incrível como músico. Essa experiência enriquece sua habilidade musical. Elevando e muito sua capacidade de aprendizado com o instrumento.

Se você já é um músico mais experiente, aprender a tirar música de ouvido, poderá lhe economizar muito tempo e esforço quando tiver aprendendo uma música nova, por exemplo: você já deve ter ouvido aquele velho ditado "Para tirar música de ouvido, ou você tem o dom ou você não tem!". Isso não é necessariamente verdade qualquer pessoa pode desenvolver seu "Dom auditivo" e ter facilidades para tirar de ouvido.

Assim como tudo na música, você precisa praticar e trabalhar para refinar sua sensibilidade auditiva. Quanto mais você praticar as dicas que irá aprender hoje, mais sucesso você terá.

Já tive alunos que depois de alguns meses tinha conseguido desenvolver tal percepção. Simplesmente ele ouvia o som e a nota vinha em sua mente como uma associação. É como se a mente dele tivesse sido programada com todos os sons e suas respectivas notas musicais. Isso é realmente impressionante não?
Mais é fruto de muito trabalho esforço dedicação e paciência.
Você precisa ouvi bastante música, viver ela. Não ouvir como um ouvinte qualquer mais como um estudante prestando atenção em toques trocas de acordes e etc.

O que eu quero lhe dizer com essa história toda é que hoje existem maneiras de se conseguir treinar nosso cérebro a reconhecer notas, sons, melodias com igual facilidade do meu colega “abençoado”. Independente de sua atual habilidade.
Seja Honesto consigo mesmo e trabalhe bastante já dizia Thomas Edílson 1% de inspiração e 99% de transpiração.

Boa Sorte!
 Daniel Vacani

Nenhum comentário: