Páginas1

terça-feira, 30 de novembro de 2010

CARTOLA 30 ANOS!


Bom cada vez que penso em escreve sobre esses grandes músicos penso, o que vou falar sobre cada um deles? Ai vejo que cada um tem a sua genialidade sua inspiração e melhor sua arte fica, que de uma certa forma o acaba o eternizando- o.  Já dizia Leonardo da Vinci : que o teu trabalho seja perfeito para que mesmo depois da tua morte, ele permaneça. Cartola ocupa uma posição singular. Então um cara que era de pouca educação formal mais tinha a música dentro de si como explicar melodia acordes e com cadências (seqüência de acordes) diferentes para uma pessoa que nunca fez aula de música. Mais não era só a melodia mais também suas letras que se aperfeiçoou lendo poetas como Castro Alves. Gonçalves Dias,Olavo Bilac e Guerra Junqueira, o seu preferido. Sua Obra esta bem registrada em quatro disco que gravou aos 65 anos de idade. Até o maestro Vila Lobos disse sobre ele: Isso está tudo errado mas que beleza! Também ele teve alto e baixo em sua carreira por se envolver com mulheres bebidas, etc.. Mais encontrou também mulheres que o ajudaram muito. E as benditas mulheres!!
Trabalhou sempre com bicos, como pedreiro, pintor de paredes, lavador de carros, vigia de prédios e contínuo de repartição pública. Mas seu dom fez dele o maior sambista carioca de todos os tempos, com letras impecáveis e batidas deliciosas.
Ganhou o apelido pois  quando trabalhava em obras, usava um chapéu côco, para não sujar os cabelos de cimento. Através de suas canções, o povo brasileiro pôde entender um pouco mais a vida, e como lidar com o dia a dia de uma maneira mais poética.
( Daniel Vacani )


Nenhum comentário: