Páginas1

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A Forma Mais Simples de Tocar Violão

Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, a informação começou a chegar de forma muito mais rápida e simples na casa das pessoas. Em poucos anos vivemos mudanças revolucionárias como aulas pela internet, cursos de línguas pela internet, trabalho pela internet e muitas outras. Com a música não foi diferente. Hoje é possível aprender a tocar violão ou aperfeiçoar-se sem sair de casa.

As cifras sempre foram a forma mais simples de aprendizado do violão, mas antes eram difíceis de obter e nem sempre o aprendiz encontrava as músicas que desejava. Com a internet, em apenas alguns cliques ele encontra todo o material necessário para aprender a tocar as músicas de sua banda favorita.

O rock é geralmente o estilo musical escolhido por iniciantes, uma vez que entre os milhares de opções de músicas disponíveis, muitas são as mais simples. Além disso, é um estilo que costuma agradar bastante, principalmente os jovens e a maioria dos adultos. O rock é originalmente tocado com guitarra, mas o violão substitui perfeitamente o instrumento, dando um toque acústico ao estilo.

Claro que nem tudo é simples assim. Existem músicas complexas, com arranjos muito bem trabalhados, que exigem muito mais dedicação e muitas vezes até um professor. O ideal é sempre procurar um profissional que possa ensinar todas as técnicas, afinal a música é algo muito rico e cheio de detalhes. Mas para um iniciante que busca um pouco de treinamento em casa, existem diversas bandas, tanto nacionais quanto internacionais, que produzem melodias mais simples e fáceis de aprender.

Cifras de músicas podem ser representadas de forma gráfica: desta forma ela indica as posições dos dedos e são muito parecidas com tablaturas. Também podem ser representadas de forma textual, utilizando letras e números para indicar a nota. Como o rock é um estilo que combina muito com o violão e é muito admirado, logo vou listar algumas músicas, nacionais e internacionais, simples de tocar através de suas cifras. As músicas têm em média três acordes, o que facilita muito a execução.

 

Nenhum comentário: