terça-feira, 19 de junho de 2012

POWER CHORD ou Bicordes


Power chord é uma técnica de execução de duas notas sendo a nota principal que é a fundamental e a outra a quinta da escala.  Geralmente usado em guitarras elétricas e distorcidas. Pode se também dobra a oitava ficando três notas com a oitava.

O Power Chord ou o Bicorde (duas notas) não difere entre acordes maiores ou menores, mas existem variações. Eu considero ele um modelo hibrido, servindo para ambos por omitir a terça nota de sua formação.Sua execução indiferente para os dois, ou até para outras variações mais complexas.

 São largamente usados em ritmos vindos do Rock, principalmente no punk rock e no metal.  É descrito nas cifras como sendo o acorde seguido de um 5 em alusão à quinta nota , como por exemplo, C5 (um dó em Power chord).

Ele também pode ser executado tocando-se somente a fundamental e a oitava de uma escala,essa técnica também é conhecida como oitavada. Quando a guitarra executa os bicordes ou a técnica da oitava a melodia é quem dá a referência do modo do acorde (maior ou menor) e a tonalidade da música.Ele possui um som pesado, e simples de tocar.

A origem do Power chord remete às primeiras bandas de rock e blues que começaram a usar a saturação do amplificador e posteriormente a distorção como principais efeitos em suas músicas. Ele se tornou popular porque quando tocado amplifica o efeito da saturação e não provoca as dissonâncias causadas por outras notas das escalas quando distorcidas, como a terça por exemplo.De acordo com um artigo em um jornal americano de nome Free-Lance Star, Link Wray  guitarrista de rock'n'roll, foi o primeiro a usar a técnica. O guitarrista de blues Elmore James usou largamente o Power chord com distorção no início dos anos 50, como na música I  Need You. Os bicordes podem apresentar inversões ou dobramentos livremente. Mais isso fica para um outro dia.

                                                                  AULAS DE GUITARRA
AV. ROBERT KENNEDY, 982 - SALA 03
JD. VERA CRUZ - SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP
Tel: (11) 2355- 8061
Email: fenixlivremusica@gmail.com


Nenhum comentário: