Páginas1

sábado, 4 de setembro de 2010

ACALANTO Das Nonas!!

Quando vou tocar uma musica onde quero da uma cara diferente ao arranjo uso muito a utilização das extensões dos acordes, dentre eles as sétimas, nonas, décimas - primeiras e décimas - terceiras. Dezenas de alunos já me perguntaram o porquê da utilização das nonas nos acordes. A pergunta seria “Qual o efeito que as nonas produzem nos acordes?”. Se você construir um acorde maior qualquer e adicionar o segundo grau (ou o nono) você perceberá que o acorde ficará mais “suave, brilhante, aveludado e gostoso de ouvir”. Pois bem, é esse o efeito que esta extensão causa no acorde. Execute por exemplo o Cadd9 (dó maior com a nona adiciona): Cadd9 – dó ré mi sol                  ou            Cmadd9 – dó ré mib sol 
Perceba a sonoridade! Você verá que o acorde fica mais bonito, embelezado. Nas músicas mais lentas e suaves eu não dispenso o uso das nonas, mas isso fica a seu critério. Teste nas músicas construa todos os acordes com nona e a seu gosto insira nos arranjos e harmonia que você achar melhor! E incrível que a nona soa bem em qualquer música pode-te certeza porque ela consegue soar pop. Muitas bandas de rock e Jazz Black e blues e pop no geral utilizam e tem grandes resultados satisfatório.
Ela pode ser usada tanto dentro de acorde maior ou menor que fica legal. Os exemplos que vou colocar abaixo é uma música super pop da banda The Police com idéias do guitarrista Andy Summer o seguido do violinista Brasileiro Baden Powell e depois uma balada do Steve vai com orquestra ouça a harpa dedilhando as nonas aprendi muito ouvindo Tom Jobim e Bach e Debussy e Andy Summer e Jimmy Hendrix e etc.. Toque e aproveita porque elas tem esse acalanto.
Um abraço!
 The Police - Every Breath You Take    Baden Powell - ACALANTO DAS NONAS 

Steve Vai - "For The Love Of God"

 

 

Nenhum comentário: