Páginas1

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Escala Cromática

-->
A escala cromática é um dos conceitos mais básicos da teoria musical. Para nós ela é importante pois ajuda a identificar qual nota está sendo tocada em determinada posição do braço da guitarra/violão.

Você com certeza ja ouviu falar que existem 7 notas musicais:
Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si.
Que e conhecido como escala natural. Então vamos ao que interessa.


1º A distância que separa uma nota da outra é chamada Intervalo. Essa distância na escala cromática é de um semitom. Para você entender melhor, utilize o seu violão ou sua guitarra. Um semitom é a distâcia de uma casa à outra, ou seja, a 1ª casa da 1ª corda está a um semitom de distância da segunda.



2º  Na escala cromática, todas as notas estão separadas por um semitom.
Então, você pode perceber que na verdade existem 12 notas, afinal entre cada intervalo de um tom existe um semitom, com exceção do intervalo entre as notas
MI - FA e SI - DO, onde já há um semitom.

Estrutura

Chamamos de cromática a escala de 12 sons criada pelos ocidentais através do estudo das freqüências sonoras. A escala é formada pelas 7 notas  padrão da escala de Dó maior acrescidas dos 5 tons intermediários.

Compreendendo

Para entendermos a escala cromática, podemos pegar o padrão da escala de dó maior e inserir os cinco sons existentes entre as notas que têm entre si o intervalo de um tom. No violão, basta seguir melodicamente casa por casa (semitom por semitom) até a 12 nota, a partir do que se repetirá a escala. No piano, tocamos todas as teclas (brancas e pretas, sem pular nenhuma) melodicamente. Esta escala serve de embasamento para alguns estilos musicais como a música serial , aleatória, dodecafônica e microtonal Exemplos
A escala cromática possui um único formato, visto que utiliza os 12 sons da escala ocidental, portanto, nada influi (teoricamente) mudar a nota de início.

- Dó - Dó# - Ré - Ré# - Mi - Fá - Fá# - Sol - Sol# - Lá - Lá# - Si

No caso da escala ser descendente, costuma-se bemolizar as notas:
  
- Si - Sib - Lá - Láb - Sol - Solb - Fá - Mi - Mib - Ré - Réb - Dó 


--> -->Agora no teclado.



AULAS DE MÚSICA

AV. ROBERT KENNEDY, 982 - SALA 03
JD. VERA CRUZ - SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP
Tel: (11) 2355- 8061
Email: fenixlivremusica@gmail.com

Nenhum comentário: